sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Consumimos para viver ou vivemos para consumir?

Consumimos para viver ou vivemos para consumir?


   Ao longo de sua existência, a humanidade tem sempre desenvolvido meios para satisfazer sua vontade de ter e de possuir  bens materiais,estraidos de seus mais profundos desejos. Uma das necessidades humanas básicas é a de consumir para poder viver, se provendo de alimentos que satisfaçam nossas fome, e muitas vezes para satisfazer necessidades.
   Atualmente, o que parece  prevalecer  no mundo de novas tecnologias e novidades é a vontade cega de possuir  um objeto de nosso desejo, objetos  que iram nos satisfazer momentaneamente ,e muitas vezes sem nos preocupar com a situação em que nos encontramos financeiramente ou riscos que podemos causar ao ambiente a nossa volta, sem nos preocuparmos com o desequilíbrio que pode ser causado pelos nossos atos e ambições de consumo. A filosofia destaca que os bens materiais como uma das necessidades humanas que devem ser satifazidas através da obtenção desses bens, mas não tem se dado conta por parte da sociedade de que o excesso leva ao desgaste e exaustão do ambiente a nossa volta,e de que esse ponto está sendo levado ao extremo.
   É colocado o consumo em excesso como uma doença, tendo a ser chamada  de Compulsão por Consumo ou mais comum Compulsão por Compras, sendo uma doença que causa exaustão e prejuízo, em matéria financeira e sentimental.Eu poderia então destacar que a humanidade esta doente, as pessoas, as nações as empresas estão doentes pois sua ambição,ganâcia e apego ao materialismo fez com que a sociedade desenvolvesse uma forma de se amarar aos bens que eram para nos satisfazer, deixando que isso nos levasse ao apego e acumulação de bens que logo depois não seriam mais necessários para nós.
    O budismo ensina,que “Os bens materiais causam o apego  e  causa a exaustão sobre o corpo e espirito ”,isso quer dizer que  não significa abandonar todos os bens materiais, mas saber o que eles realmente significam para você.Então o que deve ser feito por parte da humanidade,é colocar em questão e reflexão  o que realmente é importante para nós no mundo de tanta ganancia e cobiça pelos bens materiais, e usar as melhores formas de desapego possivel,por que se for assim, todos as pessoas apegadas a matéria  devem ser enterras junto com todos os objetos de desejo que elas acumularam durante  toda a vida.
   Assim,estaríamos enrolados em nossos próprios cabos de computador e TV de LCD,nos cortando em nossos em nossos objetos,deixando que o consumo nos devore até depois da nossa morte.
Estamos “Amarrados ao consumo.”
   As pessoas podem não ter  a  vontade de ter certos bens, pois a vontade de pertencer a sociedade consumista é a causa de termos em nossas vidas, excessos e objetos que não temos algum tipo de preferência .Por exemplo, estou andando na rua e encontro meus amigos, vejo eles com novos celulares e eu com um celular velho, irei me sentir excluído dessa nova “moda consumista” que eles estão seguindo. O que vou fazer? Vou até a loja e compro um desses mesmos celulares. Neste exemplo que foi dado, comprar o celular não foi uma necessidade, mas sim uma forma de me incluir e de pertencer ao certo grupo consumista na humanidade.
   O desejo, a sensação de exclusão material, o apego, a ganância, a exaustão, são causas e consequências do que uma sociedade ou uma pessoa pode enfrentar com a situação de consumo, essas são as ideias abordadas no filme, por mais que não aparente  mas a humanidade sempre tenta transmitir ideias que mudem a vida das pessoas, podem chegar através de algo que elas gostem, como filmes,propagandas entre outros.
   Importante lembrar que uma das situações que há  influência consumo de produtos é propaganda, que com sua linguagem apelativa tem o objetivo de seduzir a pessoa a comprar um certo produto. Em uma pessoa compulsiva por compras, a simples visão de um comercial na TV poderia acionar um mecanismo no cérebro dela que imediatamente viria a dizer “Compre aquilo”. Onde está a preocupação do Marketing com essa pessoa?
   Em lugar algum, pois o dever não esta no Marketing ou a empresa que transmitiu o comercial se preocupar com a sanidade compulsiva do ser, mas de incentiva-lo a comprar o produto apresentado.Então,a ajuda a ser buscada pelo individuo deve vir dele mesmo,pois,não iremos depender das industrias de Marketing para nos ajudar a lidar com nossas “Manias” por consumo, eles preferem mais e que fiquemos doentes por compras.
   Para concluir este trabalho,venho destacar alguns pontos.

   Primeiro, as ,melhores mensagens vem de fontes ocultas, então até mesmo um filme é usado para transmitir a verdades sobre fatos  que ocorrem nos dias de hoje, sem nos darmos conta disso.Segundo,a opinião e independência valem a todo o momento, não é necessário ter de imitar outras pessoas ou estilos iguais para pertencer a uma sociedade, que no caso seria consumista.Terceiro,é um dever de todos nós se preocupar com o que realmente tem de importante para nossa vida, e se deixarmos que meros objetos destruam nossa vida social e nosso elo sentimental com os outros .E por ultimo, a humanidade já esta caminhado para a beira do abismo com a ambição e sua ganância, sua cegueira e desejo desenfreados vão levar humanidade toda a se destruir e destruir o ambiente ao seu redor, tudo por causa de coisas passageiras .

Um comentário:

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